Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

 

A importância da água da chuva no Nordeste do Brasil

No Nordeste do Brasil, na área rural encontramos milhares de sistemas de aproveitamento de água de chuva. As cisternas de placas para o aproveitamento da água da chuva foram uma das soluções técnicas utilizadas para armazenamento da água da chuva. Nesta área encontramos também cisternas  em polietileno, solução que nos últimos anos veio trazer mais e melhor água ás populações nordestinas. A 3P Technik orgulha-se de ter melhorado parte dos sistemas da aproveitamento de água da chuva com a introdução das suas soluções de filtragem e de ter incluido também acessórios que fazem parte do sistema de aproveitamento da água da chuva.

As cisternas instaladas são também utilizadas para a acumulação de água quando não existe água da chuva. Os seus proprietários compram água e as cisternas são abastecidas pelos carros Pipa. Contudo debate-se a questão da qualidade da água fornecida aos nordestinos e que na maioria dos casos éde máqualidade. 

 

Uma das formas encontradas para a desinfecção da água éa adicão de cloro ou a ebulição da água antes do consumo, mas muito áa fazer para melhorar estes sistemas autónomos de água. Épossivel hoje dotar todos os sistemas de tecnologias passivas para que a água da chuva possa ser consumida sem que apresente qualquer perigo o seu consumo.

Num Nordeste faminto de água existe outra questão que hoje estána ordem do dia e que éo saneamento básico.  A população deve ter sistemas descentralizados de saneamento, tal como tem cisternas. Esses sistemas devem ser autonômos e devem ter a capacidade de tratar a carga fecal e urinária. Um sistema como o Sani Solar permitiráuma poupança de 16 mil litros por pessoa/ano em descargas do vaso sanitário. Se a politica for banheiros húmidos e cada utilizador necessitar de 16 mil litros /ano, numa familia de 5 pessoas o consumo seráde 80 000 l/ano. Iránecessitar de encher o seu tanque de 16m3 cinco vezes. A água da chuva para beber e não para a descarga sanitária. Hoje existe a latrina ou a defecação ao ar livre nestas áreas e estamos convencidos que as soluções secas com tratamento das cargas irão contribuir para a melhoria significatica da vida das populações do Nordeste.